domingo, 23 de outubro de 2011

Donzelas do mar


Donzela Neon




A donzela neon é uma pequena espécie de donzelas ,não ultrapassa os 10 cm. Habita no Oceano Indico Ocidental. Têm o corpo azul e a barbatana caudal amarela. Quando a luz incide no seu corpo torna-se brilhante, razão pela qual é chamada donzela neon. Vive em recifes de coral, perto de fundos de cascalho, onde faz buracos que são utilizados como refúgio ou local de desova.


Donzela azul


A donzela azul forma, pequenos grupos que nadam sobre fundos de cascalho em lagunas e em recifes de coral. Tal como os restantes membros da família, depositam os ovos no fundo. Depois, o macho encarrega-se de protegê-los até à eclosão. Habita no Oceano Indico. Mede cerca de 11 a 25 cm.


Donzela verde



A donzela-verde é uma especie de donzelas sub tropical, existem em grandes quantidades em lagunas pouco profundas, e em recifes bem abrigados. Medem cerca de 10 cm. O macho prepara o ninho,que é partilhado com várias fêmeas. No final, aproveita para comer os ovos que não eclodem.



Donzela de tres bandas



As donzelas de três bandas é uma espécie de donzelas que vive em corais muito ramificados, e em algumas baías pouco. Os machos convidam as fêmeas libertar os ovos nos seus ninhos. Após a desova, os ovos são fertilizados e protegidos cuidadosamente até ao nascimento. Durante todo este período os machos são muito agressivos. Medem cerca de 10 cm. Esta espécie de peixes é muitas vezes encontrada em aquários , por causa da sua cor tão atraente.


Donzela de três pintas



A donzela de três pintas são uma especie de donzelas, que habitam no Oceano pacifico, no Oceano Indico, no mar vermelho, na Australia e no Japão. Encontram-se escondidos nas ramificações de corais e mesmo entre os espinhos de ouriços-do-mar. Nesta altura da vida, são pretos, com três pintas brancas e brilhantes. Conforme crescem, tornam-se cinzentos, perdem a pinta na cabeça e adquirem uma na barbatana dorsal. Não crescem mais do que 14 cm e alimentam-se de algas e crustáceos planctónicos. As fêmeas fazem as posturas no fundo, que são guardadas pelos machos até à eclosão.


Donzela de duas pintas



O nome deste peixe deve-se às duas manchas de cor preta que apresenta na barbatana dorsal. Podemos encontrá-lo até aos 5 m de profundidade, em lagoas e entre recifes com fundos de cascalho, onde as fêmeas depositam os ovos. Os machos são pais dedicados que defendem destemidamente os ovos, até à eclosão. É uma espécie apreciada em aquariofilia por ser muito resistente.Medem ente 11 a 25 cm.













Sem comentários:

Enviar um comentário