sexta-feira, 10 de junho de 2011



Lontras


A lontra é um mamífero marinho.  Pode pesar até 35kg e medir até 1,20m. A lontra alimenta-se principalmente de lulas, peixes, crustáceo e menos frequentemente aves e pequenos mamíferos. Come por dia cerca de 7kg  de lulas, peixes, crustáceos etc… o que equivale a 30% do seu peso médio. O seu habitat é constituído por formações rochas graníticas, as aguas tendem a ser frias  muito produtivas devido ao afloramento costeiro existente , vivem sobretudo no oceano Pacifico. A lontra marinha é um mamífero com características muito especiais e que está adaptado à vida no mar. O pelo, que a mantém seca e protegida do frio, é constituído por 2 camadas muito densas, que prendem bolhas de ar entre as fibras oleosas.
Estes animais extraordinários são os únicos mamíferos marinhos a usarem ferramentas abrindo as carapaças e conchas das suas presas batendo-lhes habilidosamente com uma pedra.
Conseguem manter a temperatura corporal constante e repor toda a energia que gastam devido a comerem diariamente o equivalente a 30% do seu peso.
Também são muito importantes para o ecossistema porque ao alimentarem-se 
de ouriços, protegem as outras populações.

Sem comentários:

Enviar um comentário