domingo, 24 de abril de 2011







Os primos dos caracóis
 
Hoje vou falar sobre os primos dos caracóis, mas estes são um pouco mais agressivos. 



O múrice 


O múrice fura as conchas com um ácido e aspira-lhes a carne . Mede de 6 a 15 cm e tem um sifão muito grande. Existem centenas de espécies de múrices espalhados  por todos os mares do mundo. São gastrópodes cuja concha espessa apresenta-se sobrecarregada de saliências, pontas e dentes mais ou menos longos e retorcidos. Todos esses enfeites não têm a menor utilidade prática e devem com certeza atrapalhar os deslocamentos do animal.
Os murices são, com efeito, “moluscos caçadores”, que se alimentam sobretudo de bivalves. 


O búzio

O Búzio é um molusco gastrópode aquático, semelhante a um grande caracol de água. É predador, alimentando-se de animais como outros moluscos ou estrelas-do-mar.


O burrié


Quando uma gaivota engole um burrié, ele chega vivo ao estômago da ave. Várias horas depois, ainda vivo, ele atinge o intestino da gaivota. E, se tiver bastante sorte, pode cair na praia quando a ave o defecar. O burrié, então, estará tão saudável depois dessa aventura, como antes de ser ingerido pela gaivota. Tudo isso porque ele é capaz de fechar firmemente sua concha com um disco córneo erijo preso em sua base, chamado de opérculo, que isola-o do meio ambiente. Dessa forma, ele consegue defender-se das aves na maré baixa, e dos peixes e estrelas-do-mar na maré alta.


Sem comentários:

Enviar um comentário