domingo, 23 de outubro de 2011

Peixes das cavernas

Peixe morcego 




O peixe-morcego é um peixe com o corpo comprimido e preto com um contorno laranja ou amarelo.Medem entre 26 e 50 cm. Vivem sozinhos e são observados debaixo de saliências, na periferia dos recifes. Os juvenis nadam entre as raízes do mangal e em zonas abrigadas dos recifes, onde encontram esconderijos. Alimentam-se de zooplâncton,  e principalmente de medusas.


Peixe morcego redondo


O peixe-morcego-redondo vive solitário ou em pequenos grupos, em mangais e no interior de lagoas abrigadas. Caracteriza-se por possuir o corpo muito comprimido lateralmente, o que resulta numa forma corporal triangular. A sua aparência e comportamento fazem lembrar uma folha a flutuar. Mede entre 26 a 50 cm. É bastante diferente do peixe morcego, não so por causa da sua aparencia como pela sua forma.











Donzelas do mar


Donzela Neon




A donzela neon é uma pequena espécie de donzelas ,não ultrapassa os 10 cm. Habita no Oceano Indico Ocidental. Têm o corpo azul e a barbatana caudal amarela. Quando a luz incide no seu corpo torna-se brilhante, razão pela qual é chamada donzela neon. Vive em recifes de coral, perto de fundos de cascalho, onde faz buracos que são utilizados como refúgio ou local de desova.


Donzela azul


A donzela azul forma, pequenos grupos que nadam sobre fundos de cascalho em lagunas e em recifes de coral. Tal como os restantes membros da família, depositam os ovos no fundo. Depois, o macho encarrega-se de protegê-los até à eclosão. Habita no Oceano Indico. Mede cerca de 11 a 25 cm.


Donzela verde



A donzela-verde é uma especie de donzelas sub tropical, existem em grandes quantidades em lagunas pouco profundas, e em recifes bem abrigados. Medem cerca de 10 cm. O macho prepara o ninho,que é partilhado com várias fêmeas. No final, aproveita para comer os ovos que não eclodem.



Donzela de tres bandas



As donzelas de três bandas é uma espécie de donzelas que vive em corais muito ramificados, e em algumas baías pouco. Os machos convidam as fêmeas libertar os ovos nos seus ninhos. Após a desova, os ovos são fertilizados e protegidos cuidadosamente até ao nascimento. Durante todo este período os machos são muito agressivos. Medem cerca de 10 cm. Esta espécie de peixes é muitas vezes encontrada em aquários , por causa da sua cor tão atraente.


Donzela de três pintas



A donzela de três pintas são uma especie de donzelas, que habitam no Oceano pacifico, no Oceano Indico, no mar vermelho, na Australia e no Japão. Encontram-se escondidos nas ramificações de corais e mesmo entre os espinhos de ouriços-do-mar. Nesta altura da vida, são pretos, com três pintas brancas e brilhantes. Conforme crescem, tornam-se cinzentos, perdem a pinta na cabeça e adquirem uma na barbatana dorsal. Não crescem mais do que 14 cm e alimentam-se de algas e crustáceos planctónicos. As fêmeas fazem as posturas no fundo, que são guardadas pelos machos até à eclosão.


Donzela de duas pintas



O nome deste peixe deve-se às duas manchas de cor preta que apresenta na barbatana dorsal. Podemos encontrá-lo até aos 5 m de profundidade, em lagoas e entre recifes com fundos de cascalho, onde as fêmeas depositam os ovos. Os machos são pais dedicados que defendem destemidamente os ovos, até à eclosão. É uma espécie apreciada em aquariofilia por ser muito resistente.Medem ente 11 a 25 cm.













Do plâncton á orca

E agora uma cadeia alimentar: cada animal come outro mais pequeno do que ele. E se o plâncton desaperecesse?? Imagina o que aconteciria!!

Vamos lá ver então esta cadeia alimentar.


Agora proponho um desafio. Que tal fazeres um texto onde vais falar sobre  esta cadeia alimentar mas vais tirar o plâncon, explica o que aconteceria á orca, á foca, as cavalas, e as sardinhas.Depois irei ver de quem é o melhor texto e publica-lo no blog


sexta-feira, 21 de outubro de 2011





Peixes vindos do céu


Peixe-Anjo-Rei





O peixo-anjo-rei (Holacanthus passer) , é uma especie da familia Pomacanthidae.. Alimenta-se de plâcton, algumaas algas e pequenos invertrebrados, tambem se alimentam de esponjas do mar. Customam reproduzir-se no final do Verão. Habitam desde o Golfo da Califórnia até ao Peru incluindo tambem as ilhas Galágapos. Medem entre 26cm e 50cm. É encontrado em alguns aquarios por terem cores brilhantes, porém é dificil de ser capturado.




Peixe-anjo-de-banda-amarela


O peixe-anjo-de-banda-amarela  começa a sua vida como femea , mas pode transformar-se em macho. Os adultos possuem grandes filamentos dorais  e anais, tem o corpo cor de lavanda com uma banda amarela dos lados  Habitam em recifes com profundidades entres 4 a 30 metros . Mendem cerca de 11 a 25 cm.




Peixe-anjo-frances




O peixe-anjo-frances é uma especie de  peixe-anjo da família Pomacanthidae . É um dos maiores de todos os peixes anjo medindo entre 26 a 50 cm. Habitam no Oceano Atlantico, desde a Florida até ao Brasil, habitam em areas de recifes de corais baixas e nadam em pares. É um peixe muito sociavel que permite a aproximação dos mergulhadores. Alimentam-se de esponjas do mar de  algas, mas também de tunicados, gorgónias, hidrozoários e briozoários. Os mais jovem atuam como limpadores .




Peixe-anjo-imperador












O peixe-anjo imperador é uma espécie de peixe-anjo hermafrodita começando a vida como femeas e podendo transformar-se em macho. Habitam recifes do Oceano Pacifico, do Mar vermelho e do Havai. Aí alimentam-se de esponjas do mar, de ovos de outros peixes,  e algas que raspam dos recifes de coral,
com os dentes pequenos. Os juvenis (foto em baixo), são solitários e tímidos, e  escondem-se em buracos e fendas de áreas mais resguardadas de recifes. Apresentam um padrão de riscas e círculos brancos sobre fundo azul, completamente diferente dos adultos (foto no topo). Sendo tambem uma das maiores especies de peixes anjo medindo entre 26 a 50 cm.



Peixe-Anjo-Real












O peixe-anjo-real possui um padrão hipnótico que permite identificá-lo facilmente, entre os habitantes do recife de coral. É hermafrodita. Isto significa que estes indivíduos nascem fêmeas, mas com a possibilidade de, numa fase posterior, se transformarem em machos. Enquanto juvenil possui uma mancha ocelar perto da cauda, e comporta-se de uma forma discreta, sendo muito frequente em zonas onde existem cavernas. Os adultos, solitários ou em pares, aventuram-se um pouco mais, até áreas mais expostas, ricas em esponjas e tunicados, dos quais se alimentam. Medem entre 11  a 25cm.


Peixo-anjo-cinza








O peixe-anjo cinza  é uma especie peixe-anjo da família Pomacanthidae, encontrado no Atlântico ocidental da Nova Inglaterra para os arredores do Rio de Janeiro, Brasil, e também nas Bahamas, no Golfo do México e no Caribe, em profundidades de entre 2 e 30 O comprimento e de 45 até 60 cm. Alimenta-se principalmente de esponjas do mar, geralmente é encontrado em águas mornas, e em recifes de corais, e nos oceanos.