terça-feira, 26 de abril de 2011

105302853 6b84501140 o Fotos de medusas, y medusas, y medusas

Urtiga do mar: a medusa

Se vires uma bela medusa a balançar entre as ondas, não lhe toques repito não lhe toques: ela picar-te-á com os seus tentaculos venenosos. Quando não se deixam levar pela corrente, as medusas nadam contraindo e relaxando o corpo em forma de chapéu de chuva. A boca da medusa fica por baixo do "chapéu" e está rodeada de filamentos que lhe levam o alimento: camarões, pequenos carangueijos e pequenos peixes. Apesar de muito perigosas acho estes animais maravilhosos. O que acham voces?

segunda-feira, 25 de abril de 2011




A cada Tubarão a sua ementa

Estes peixes de personalidade temível, possuem mandíbulas guarnecidas de varias fileiras de dentes. E quando um dente cai é logo substituído por outro.
Tubarão martelo
O tubarão martelo ataca as raias venenosas e ás vezes…outros tubarões.

Tubarão tigre
O tubarão tigre alimenta-se de tartarugas marinhas e focas.

Tubarão Branco
O tubarão branco devora focas, tartarugas marinhas e não hesita em atacar mergulhadores.

Tubarão Baleia
O tubarão baleia é o maior peixe do mundo. Inofensivo, alimenta-se de plâncton e de pequenos crustacios

Este peixe pertence à família dos Escorpenídeos, que são de uma família de peixes grandes. Ele atinge cerca de 20 cm. e tem o corpo curto, compacto e coberto de espinhos venenosos. Espinhos esses que usa para picar a presa envenenando-a.


Salmonete
O salmonete é um peixe astuto. Vive ao longo de toda a costa portuguesa, em águas profundas. Vive junto ao fundo do mar e alimenta-se de crustáceos, moluscos e peixes de pequeno tamanho. A sua cor varia entre o verde e vermelho ou cor-de-laranja. Vive no fundo do mar porque com as suas barbas pode esquadrinhar a areia  e assim encontrar o alimento.

domingo, 24 de abril de 2011







Os primos dos caracóis
 
Hoje vou falar sobre os primos dos caracóis, mas estes são um pouco mais agressivos. 



O múrice 


O múrice fura as conchas com um ácido e aspira-lhes a carne . Mede de 6 a 15 cm e tem um sifão muito grande. Existem centenas de espécies de múrices espalhados  por todos os mares do mundo. São gastrópodes cuja concha espessa apresenta-se sobrecarregada de saliências, pontas e dentes mais ou menos longos e retorcidos. Todos esses enfeites não têm a menor utilidade prática e devem com certeza atrapalhar os deslocamentos do animal.
Os murices são, com efeito, “moluscos caçadores”, que se alimentam sobretudo de bivalves. 


O búzio

O Búzio é um molusco gastrópode aquático, semelhante a um grande caracol de água. É predador, alimentando-se de animais como outros moluscos ou estrelas-do-mar.


O burrié


Quando uma gaivota engole um burrié, ele chega vivo ao estômago da ave. Várias horas depois, ainda vivo, ele atinge o intestino da gaivota. E, se tiver bastante sorte, pode cair na praia quando a ave o defecar. O burrié, então, estará tão saudável depois dessa aventura, como antes de ser ingerido pela gaivota. Tudo isso porque ele é capaz de fechar firmemente sua concha com um disco córneo erijo preso em sua base, chamado de opérculo, que isola-o do meio ambiente. Dessa forma, ele consegue defender-se das aves na maré baixa, e dos peixes e estrelas-do-mar na maré alta.





6000 quilómetros através do Oceano Atlântico
 
As enguias nascem no mar dos sargaços, perto da America do Norte, mas em vez de crescer nos mar dos Sargaços crescem num rio Europeu, e quando estão crescidas voltam para o Mar dos Sargaços. Vamos lá explicar isto de forma mais simples.
 
1º-As larvas saem dos ovos no Mar dos Smargaços e são levadas pelas correntes;
2º-Aos três anos as crias das enguias transformam-se em angulas;
3º- Regressam aos rios;
4º-As angulas transformam-se em enguias amarelas;
5º-Uma vez adultas as enguias procuram o rio que as conduzirá de novo ao oceano e atravessam-no ( cerca de 6000 km) para regressarem ao Mar dos Sargaços onde porão os seus ovos.
 




Os viajantes dos mares e dos rios

Os salmões aprendem a reconhecer o sabor e o cheiro dos rios onde nascem antes de partirem viagem . Assim, reencontrarão o caminho de regresso. A larva que sai do ovo do salmão transforma-se, pouco a pouco, num salmão jovem capaz de empreender uma longa viagem através do oceano. O salmão passa por 4 fases:
1ª-  Os ovos eclodem;
2ª- A larva transforma-se a poupo e pouco num jovem salmão;
3ª- O jovem salmão ainda espera dois anos no rio antes de partir viagem;
4ª- Quando o salmão passa de jovem para adulto, este começa a viagem pelo mar.
Quando regressam , dirigem-se ao seu rio de origem, onde as fêmeas porão os ovos e tudo recomeçará…


Uma madrinha para um golfinho bebé
 
Depois de ter passasdo quase um ano na barriga da mãe, o bebé golfinho nasce, apresentando primeiro a cauda, enquanto o bebé nace há um golfinho que fica de vigia  a "madrinha" do golfinho. Depois quando o golfinho bebé já nasceu a mãe empurra o bebé para a surficie para que ele respire enquanto mais uma vez a madrinha vigia e afugenta tubarões que rondam.
 
 


Os olhos ambulantes dos linguados bebés
 
As larvas que saem dos ovos de linguado ( atenção que isto não é um beijo mas sim um peixe) são parecidas com as dos outrosn peixes, mas estranhamente acabam por ficar espalmadas. O linguado bebé com 10 dias tem um olho de cada lado do corpo; 3 dias depois um dos olhos começa a ir ter com os outro; aos 22 dias os depois os dois olhos já estão do mesmo lado o que torna o outro lado cego!!! Quando já tem os dois olhos do mesmo lado , o pequeno linguado abandona o local onde nasceu e vai para o fundo do mar.
 

sábado, 23 de abril de 2011


Os construtures de rochedos

Aqueles belissimos "rochedos" que as vezes vimos nos filmes quando gravam dum helicoptero o oceano, não são bem rochedos mas sim corais, que existem nas águas mais quentes, os tais "rochedos" são colónias de animais minúsculos ( sim não me enganei, os corais são animais). Os corais  têm de se proteger dos inimigos , então eles encerram-se dentro de uma "concha" muito dura. Estas "conchas" encostam-se umas ás outras originando estranhas formações. Mas nem todos os corais parecem rochedos, alguns assemelham-se a plantas magnificas ( o que engana muita gente que pensam logo que são  plantas). O coral possuí uma boca rodeada de vários braços. Esses braços servem para apanhar o alimento do coral, quando o coral tem fome estende os braços e assim apanha os seus alimentos. Os recifes de coral são uma das mais belas obras da natureza e existem sobretudo, no Oceano Pacífico. O maior recife de coral encontra-se na Australia, este recife estende-se por  mais de 2200 km de costya australiana e só pode ser visto por completo por um astraunauta no espaço!!!


Pequeno almoço de uma estrela do mar

Como todos nos tambem as estrelas do mar têm que tomar o pequeno almoço ( porque é a refeição mais importante do dia =p ). Mas enquanto nós comemos cereais ou outra coisa qualquer a estrela do mar come uma ... ostra. Como a estrela do mar tem a boca debaixo do corpo é lhe um pouco dificil comer a ostras. Bem o primeiro passo é afastar as duas conchas da ostra, o segundo passo é projectar o estomago para dentro da concha, o terceiro passo é saborear um delisioso pequeno almoço...

Tudo começa no ovo

Se viveres ao pé do mar, quando estiver maré baixa tenta procurar caranguejos bebés entre as rochas.
Bem tudo começa com o ovo de caranguejo, a larva que sai do ovo de caranguejo já consegue nadar graças ás suas patas minúsculas; mas ainda precisa de passar por 6 transformações antes de fabricar a sua primeira carapaça. 
Sabias que o caranguejo abandona a sua carapaça quando esta se torna demasiado pequena??? Para conseguir deixar a sua carapaça velha, o caranguejo bebe muita água , o que faz o seu corpo inchar  e assim a carapaça salta! Mas a nova carapaça ainda está mole.



Animais das profundezas


Já imaginaram o que seria viver nas profundezas dos oceanos ??? Bem para alguns peixes não é preciso imaginar pois já lá vivem e sabem bem que não é facil, lá nas profundezas dos oceanos reina a lei do mais forte ou seja os maiores comem os mais pequenos. Estes animais têm olhos emormes para ver no escuro a luz emitida pelos outros animais. O peixe pescador é um dos peixes das profundezas . Possui 350 "lampadazinhas" que atraem os peixes. Este peixe nada de boca abeta para apanhar tudo o que passa.

terça-feira, 19 de abril de 2011



Focas


A foca pertence à ordem dos Carnívoros, à família dos Pinípedes e alimenta-se de peixes e invertrebados marinhos. Habita preferencialmente nas costas arenosas e de águas pouco profundas, sendo originária da Ásia Central. 


Características


As focas estão muitíssimo bem adaptadas à vida marinha, as suas pequenas caudas e nadadeiras posteriores e também ouvidos externos. Chegam a medir dois metros de comprimento e a pesar mais de cem quilos. Têm os filhos em terra, apenas um de cada vez. O tempo médio de vida varia entre os 25 e os 35 anos, chegando mesmo a atingir 40 anos.
A foca branca é muito caçada devido ao valor da pele, empregue no fabrico de casacos e outros adornos.
A foca é um mamífero ,que sofreu modificações consideráveis para se adaptar à vida aquática. Os ossos dos membros tornaram-se muito reduzidos, de modo que apenas as patas sobressaem do corpo. Uma membrana liga os dedos, como numa barbatana. As narinas no alto da cabeça, permitindo que o animal respire estando a maior parte do corpo imerso, mantêm-se quase sempre fechadas, mas são providas de músculos especiais que as abrem quando o animal quer respirar. Para conservarem o calor do corpo passaram a apresentar, sobre a pele, uma espessa camada de gordura. Apresentam ainda outras modificações que lhes permitem mergulhar e suster a respiração por longos períodos. O volume de sangue do seu corpo é, proporcional ao tamanho, muito superior ao de qualquer mamífero terrestre e, por este motivo, conseguem armazenar grandes quantidades de oxigénio. Além disso, quando mergulham, contraem alguns vasos sanguíneos mais importantes para que a circulação do sangue arterial fique consideravelmente limitada ao coração e ao cérebro. Simultaneamente, as pulsações descem de 100 por minuto para aproximadamente 10. Assim, o animal consegue manter oxigenados os orgãos principais. 

Reprodução

Para dar à luz têm que se dirigir às praias, aonde não só estão expostas aos ataques dos animais terrestres, como não encontram ali o alimento apropriado. Por isso é de toda a conveniência para a foca fêmea que as crias se desenvolvam em pouco tempo e se tornem independentes o mais rapidamente possível. O leite da foca é extraordinariamente rico - contendo 50% de gordura - e a cria aumenta de peso à razão de cerca de um quilo por dia. Como durante o período de amamentação a mãe não se alimenta, o que se verifica na realidade é que ela converte a própria gordura em leite, transferindo-a para a cria. Alguns dias após o nascimento, a fêmea acasala de novo. Porém, como o período de gestação é bastante inferior a um ano, o óvulo fecundado, ou ovo, mantém-se em princípio sem se desenvolver,  sendo a implantação na parede do útero retardada por vários meses. Quando finalmente se dá a implantação, o ovo inicia o desenvolvimento e assim a cria nascerá na época de reprodução seguinte, um ano depois.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cavalo Marinho

O cavalo-marinho é um peixe, encontrado particularmente nas águas pouco profundas e temperadas das regiões tropicais. Esta distribuído por todos os oceanos e mede cerca de 3,8 a 30 cm.


Características físicas


  Tem
o corpo coberto de placas ósseas, e  anéis que embora rijos, são muito flexíveis. Uma curiosidade peculiar, são os olhos. Implantados em pedúnculos, cada um move-se independente do outro, dando-lhe assim a possibilidade de um se concentrar na presa, e o outro no predador. A boca encontra-se na extremidade do focinho tubular. A sua capacidade de emergir ou mergulhar rapidamente, deve-se a facto de possuir grandes bexigas de ar, dentro do corpo.

Alimentação

A sua alimentação baseia-se no plâncton, crustáceos e pequenos animais.

Características psicológicas

É um animal solitário, quando ameaçado, permanece imóvel, agarrado às algas ou corais, através
da cauda. Contrariamente à maioria dos outros peixes, locomove-se na vertical servindo-se da sua barbatana dorsal, embora este tipo de locomoção vertical, lhe dificulte a vida, tornando-o lento.
Cuidar das crias, é responsabilidade do macho, que as transporta dentro do seu próprio corpo. O macho possui uma bolsa de incubação formada por duas pregas de pele que se estendem ao longo da cauda e que se fecham quando recebem os ovos. Então o macho fecunda os ovos, que começam a desenvolver-se. Ao mesmo tempo o revestimento da bolsa engrossa e enche-se de vasos sanguíneos.
À volta dos ovos vão-se formando pregas e protuberâncias, percorridas por uma rede de capilares, que transportam o oxigénio necessário aos embriões em desenvolvimento.. Ao cabo de aproximadamente 3/4semanas, quando as crias já estão suficientemente desenvolvidas, a bolsa abre-se e o macho dá à luz a sua geração. A geração, é uma réplica perfeita dos pais.